pesquisar

Compressor part.1

Conexões

Para a captação do áudio os processadores de dinâmica podem ser conectados ao sistema
em uma das maneiras abaixo:

- Inserts dos canais
- Diretamente em um instrumento

  Na maioria das vezes, os inserts dos canais da mesa de som (fisica ou virtual) são utilizados para a ligação de compressores, assim todo o sinal é comprimido modificando o sinal original.
Também é possível ligar um instrumento qualquer diretamente ao compressor e este último á mesa de som.
  Os compressores são muito utilizados na sonorização ao vivo após o equalizador dando maior corpo a mixagem, como primeira proteção do sistema contra transientes que poderiam danifíca-lo.


Porque usar um compressor 

  Instrumentos como metais, cordas, vocais e guitarras podem apresentar diferentes níveis de amplitude entre si e influenciar regiões de frequências diversas. Essas regiões, eventualmente, desaparecem e, subitamente, "saltam" em uma mixagem. 0 que o compressor faz é equilibrar a mixagem e diminuir variações bruscas de volume e de respostas de frequências. Um compressor permite, inclusive, minimizar oscilações de volume provenientes de mudanças de posicionamento de um (a) artista frente ao microfone. O compressor também serve para melhorar a relação sinal ruído. 0 princípio disto é bem simples: a partir do momento em que os sinais com maior amplitude são reduzidos, pode-se ampliar os sinais com maior amplitude, provocando um "encorpamento" geral do sinal e, consequentemente, um maior volume médio para uma mesma quantidade de ruido (constante), inerente ao sistema. Um compressor usado adequadamente permite, ainda, aumentar a inteligibilidade de um som, como a gravação de um vocal, por exemplo. Imagine a performance de um cantor que oscile entre uma frase sussurrada e um grito extremamente alto. Não fosse o compressor, o volume de gravação teria de ser ajustado em um valor muito baixo para que distorções não ocorressem nos momentos de maior intensidade da voz. Embora seja possível fazer ajustes de volume manualmente, em tempo real, isto não funciona na maioria das situações em que ocorrem variações extremas e rápidas de amplitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Icones

                  
       Resultado de imagem para whatsapp icon black