pesquisar

Efeitos de tempo part.3

Room 

Este tipo simula o comportamento do som em ambientes menores do que um hall . Pode variar de um quarto com poucos metros quadrados até uma grande sala de conferências, de um banheiro pequeno cheio de toalhas penduradas até um cozinha com dimensões maiores e paredes de azulejos. Locais com materiais macios (absorvedores) apresentam pouca incidência de reverb nas frequências mais altas. Já os ambientes com superfícies rígidas (concreto, azulejos etc.) proporcionam uma resposta maior nas frequências médias e altas.

Reverse

É o reverb reproduzido de "trás para frente". Depois que o som original é ouvido, o reverb cresce progressivamente e pára.


 Gated Reverb

 Nesse caso, o reverb é intenso por um período de tempo determinado e, em seguida, sofre uma interrupção, isto é, um corte de gate. Essa técnica se tornou muito popular porque permite destaca o som de um instrumento sem "embolar" a mixagem.

 Dentro dos tipos de reverb apresentados, existem variações como bright hall, rich plates, dark plates, large rooms, small rooms, ou bright phone booth. O que alguns softwares oferecem, de mais interessante, é a possibilidade de características do ambiente como pre-delay, índice de difusão, tempo de decay (decaimento) e densidade a serem configurdas. 


 PARÂMETROS
Pre-delay 

É o tempo que antecede o início da reverberação. E o parâmetro principal responsável pela percepção do tamanho do ambiente. Quanto maior o pre-delay (até um ou dois segundos, por exemplo), maior será o ambiente, pois o som levará mais tempo para refletir em todas as superfícies, até que a somatória das reflexões caracterize a reverberação. Já um reverb de poucos milissegundos denota um ambiente de pequenas dimensões. Quanto menor o ambiente, maior será a sensação de proximidade da fonte.

Difusão

 É a qualidade das reflexões, por meio do controle dos espaços entre as reflexões. Está diretamente associada ao comportamento acústico do ambiente. Uma difusão baixa pode ser comparada a uma imagem granulada. Eventualmente, são ouvidas, de fôrma sutil, algumas repetições (delays simples) em meio ao reverb. Ao contrário, uma difusão alta é como uma imagem de alta definição: o som do reverb fica mais homogêneo, suave e "cheio". 

Tempo de decay (decay time) 

 Referem-se a mesma coisa. Tradicionalmente, o tempo de reverberação é definido como o tempo que leva para cair a uma milionésima parte da pressão sonora do sinal original, isto é, o tempo necessário para o reverb se extinguir. Normalmente, o tempo de decay pode ser ajustado entre um décimo de segundo até noventa e nove segundos. É importante lembrar que o tempo de decay varia entre cada frequência, por causa dos diferentes níveis de absorção do ambiente e da distância percorrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Icones

                  
       Resultado de imagem para whatsapp icon black