pesquisar

Efeitos de tempo part.1

Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens? Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso.


Delay

Um delay (atraso, em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação ao som original. Funciona como se fosse um gravador digital, que registra o sinal de entrada e, depois, o reproduz de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).



Até 10ms – Podem ocorrer cancelamentos de sinal e o som ficar mais "magro"
  
Entre 10 ms e 35 ms – Ocorre a chamada dobra (duplicação do sinal, de modo que o som original seja mais facilmente percebido em relação ao sinal atrasado)

"Efeitos HAAS"- Atingindo um atraso (delay) de 0 a 30 milissegundos, a sensação auditiva obtida é de que a fonte está totalmente desligada. Esse efeito recebe o nome de HAAS. Para que isso aconteça é preciso que o equipamento esteja ligado no modo estéreo. Ultrapassando os 30 ms de atraso (delay) o ouvido já é capaz de perceber de onde realmente está sendo gerado o som, diferenciado de qual lado do espectro panorâmico ele está sendo transmitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Icones

                  
       Resultado de imagem para whatsapp icon black