pesquisar

Onda Sonora

Para se entender realmente o que é frequência, é necessário explicar primeiro o que é o ciclo o ciclo é o movimento completo de uma onda sonora composto por compressão e descompressão. O Ciclo nada mais é do que a formação de um circulo em forma de onda!


                                                                                                
 No exemplo "A" a onda nao completou o ciclo, é chamado de  uma onda de meio ciclo.   mas já no exemplo "B", a onda percorre todo o movimento de compressão e descompressäo,   o qual é     chamado de um ciclo de onda completa. Define-se onda como sendo uma variação   periodica de um estado fisico que se propaga na maioria ou no espaço. 

 Compressão e Descompressão  

 Ao movimento das cordas da-se o nome de vibracão, o atrito da corda corn o ar, comprime e  descomprime o mesmo, de modo a produzir o som. Trata-se de uma onda sonora. como é  evidente,ela se propaga no meio material, que é o ar. Um exemplo de onda esta nas corda de urn violão:




Para que um som senoidal seja produzido, so é necessario um meio de propagação (no caso o ar) e

dois movimentos.
           

 Elementos da Honda



 - Amplitude
 
 - Velocidade de propagação

 - Frequência

 - Comprimento de onda

 - Fase 






Amplitude


A amplitude máxima , é quando na formação de uma onda, não importando seu tempo de propagação, atinge o seu volume máximo, sua amplitude de pico. isto ocorre quando se aumenta o volume de um programa musical com certos exageros, ocorrendo a amplitude máxima de pico,ou a elongação máxima. Amplitude é volume. Tecnicamente falando, amplitude é a quantidade de energia produzida por um som qualquer ao longo do tempo. O importante é que se saiba que em gravações digitais de som, a amplitude (volume) não pode ultrapassar 0 (zero) dB. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Icones

                  
       Resultado de imagem para whatsapp icon black